quinta-feira, 17 de julho de 2008

II Reis 5:19-27 GEAZI É ATACADO DA LEPRA

Estudo da Palavra de Deus

Resumo do Estudo - Naamã é curado da lepra

Naamã foi chefe do exército do rei da Síria, foi um homem guerreiro, muito respeitado, um líder, tinha a confiança do rei. Porém, Naamã sofria de um grande mau a lepra, e certo dia ficou sabendo que poderia ser curado em Israel e foi para lá e com ele levou 7 mudas de roupas pratas e ouro para presentear a quem ira cura-lo. Enfim, ele se encontrou com o Profeta Eliseu que o mandou mergulhar 7 vezes no rio Jordão para que fosse curado, ele relutou, achou uma afronta mergulhar no rio Jordão, já que na sua cidade existiam rios muito melhores como os rios de Damasco. Relutou mas acabou indo até o rio e mergulhou 7 vezes e foi curado. Voltou e agradeceu a Eliseu, Glorificou a Deus e pediu perdão pelos seus pecados. E ofereceu os bens que havia levado a Eliseu. Eliseu não aceitou e disse a Naamã: Vá em PAZ.


II Reis 5:19-27 GEAZI É ATACADO DA LEPRA

(II Reis 5:19) - E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.

(II Reis 5:20) - Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.

(II Reis 5:21) - E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?

(II Reis 5:22) - E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.

(II Reis 5:23) - E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.

(II Reis 5:24) - E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.

(II Reis 5:25) - Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.

(II Reis 5:26) - Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

(II Reis 5:27) - Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

COMENTÁRIO DA PALAVRA

Eliseu antes de ser um profeta de Deus, foi ajudante do Profeta Elias, foi aprendiz de Elias, foi filho espiritual de Elias; Quando Elias foi para Glória, Eliseu assumiu como Profeta de Deus.

  • Geazi era aprendiz de Eliseu era pra ser seu sucessor, mas pela sua ganância e esperteza o fez fracassar e foi condenado para sempre, ele e sua semente. Diz a palavra.
  • Lúcifer foi um anjo que adorava o Senhor, mas sua ganância e inveja fizeram com que ele quisesse tomar o lugar de Deus. E por isso fracassou e foi condenado para sempre.

No verso 20 Geazi diz: “vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. “ Geazi nesse momento, usa o nome de Deus, quando já está sob o comando do inimigo.

No verso 21 Geazi usa os filhos dos profetas para conseguir dinheiro de Naamã. (Nesse momento comete o pecado da mentira).

No verso 25 Geazi fica a frente de Eliseu e o seu Senhor pergunta aonde ele foi , mas Geazi continua mentindo dizendo que não teria ido a lugar nenhum. Mas Eliseu homem de Deus já sabia de tudo. E ficou muito irritado com o que Geazi foi capaz de cometer.

(II Reis 5:26) - Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?


E nesse momento Eliseu condena Geazi e a sua descendência pela sua atitude.

(II Reis 5:27) - Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

Perguntas para o levarem a meditar sobre suas atitudes

  • E você, tem fracassado na sua missão?
  • Tem deixado o mundo corromper seu coração?
  • Se Jesus voltasse hoje você seria um escolhido dele, você subiria para a Glória?

Meu irmão e minha irmã.

Se você tem fracassado na sua missão, se tem deixado seu coração corromper-se e se não tem certeza de sua salvação. Hoje é momento de conserto em sua vida, é hoje, não deixe para amanhã, poderá ser tarde de mais. Você é um escolhido do Senhor, ele te Ama e tem um propósito na sua vida Não seja como Geazi, seja como Elias, Eliseu, seja uma continuação dos planos de Deus. Não seja mais um fracasso, mas seja um sucesso em Cristo Jesus. Porque ele te toma pela mão direita. Deixa Jesus te usar, não deixe pessoas próximas suas irem para o inferno, Deus te cobrará no final de sua vida. Em nome de Jesus. Cumpra a missão que Deus te entregou.

Aceitar Jesus

E para você que ainda não aceitou Jesus e que gostaria de aceita-lo como seu único e verdadeiro Salvador, peço que faça a oração abaixo:

Senhor Jesus Cristo eu me arrependo de meus pecados (Diga o nome do pecado) e quero nesse momento entregar a minha vida a TI, Senhor Jesus. Sei que morreu pelos meus pecados, e que meus pecados já foram pagos, quando derramaste o teu precioso Sangue na Cruz do calvário. Jesus lava-me com teu sangue precioso e escreve meu nome no livro da vida. Quero servir te Servir por toda eternidade. Amém.

Reconciliar-se com Deus

Jesus. Sei que não tenho sido obediente, arrependo-me pelos meus pecados (Diga o nome do pecado), quero nesse momento redimir-me de meus pecados e me reconciliar com o Senhor Jesus. Prometo de agora em diante ser obediente e tomar posse de minha missão aqui na terra. Lava-me com teu sangue precioso. Não quero mais retroceder e sim avançar no teu caminho. A tua palavra diz que tu é um Deus da segunda chance, terceira, dá-me mais uma chance em Nome de Jesus. Amém.

Deus te Abençoe meu irmão(a) e que esse estudo tenha edificado sua vida. Em nome de Jesus.

11 comentários:

ESTANISLAU CZYZYNIEWSKI SERVO do SENHOR disse...

PARABENS MINHA IRMÃ , O SEU BLOG ESTÁ MUITO BOM .
CONTINUE NESSA SUA CAMINHADA.
QUE O SENHOR NOSSO DEUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE.

Unknown disse...

Muito bom sua iniciativa, seria bom se todos aceitasse Jesus em suas vida e passar transmitir a palavra ao próximo. Deus te abençoe!

Zoeni Tompakow disse...

Pesquizando no google sobre Geazí achei seu blog! Vou te contar o porquê.
Um falso pr estava começando a querer construir num terreno de uma irmã em Cristo, um templo! hahahha adivinha! um templo de Geazí! kkkkkkk Meu Deus! qdo a proprietária falou para o tal homem quem foi Geazíkkkkkk pode imaginar? O cara foi saindo e recolheu suas coisas! Ele ia tomando espaço e o lugar, achando q ela iria se inibir e imagina negar a construção de um templo!
Meu Deus imagina como está agindo satanás e seus demonios usando povo q se diz crente e nem lerr a Bíblia leem!
Fica esperto hein? Enganadores à solta!
( era só o q faltava um templo de maldição de lepra!)!

Unknown disse...

Deus abençoe!
Muito bom

najanema disse...

Parabéns querida! Estava procurando um estudo sobre esta passagem, encontrei aqui, com muita clareza! Obrigada!

Unknown disse...

Amém eu também hoje Deus me deu essa palavra para ler. Eu menti. Estou muito arrependida. Magoada. Espero que Deus me perdoe.

Unknown disse...

Simplesmente muito bom e gratificante ler este texto precisamos ser cautelosos porque existem muitos geasis por ai vigia igreja

Unknown disse...

Muito bom meditar nessa palavra.

Unknown disse...

Muito lindo essa mensagem gostei

Gracyane Fonseca disse...

😮🧐
Tô de olho! Vem, Grazi, vem, seu 'cabra' besta
🤸😤💪👊🔫

Rosa Silva disse...

Só quem entende a Bíblia quem vasculha para entender o que está escrito já ouvi muita essa passagem nas igrejas de pessoas pregando só que eu ficava com dúvida por não entender o significado da lepra que foi para Geazi agora eu entendi porque ele estava combiçando o que não era dele la em Ex 20,7a 17 vc vai entender a leitura de 2 Rs5 7 a 27 obg por mim tira essa dúvida moro em GOIÂNIA sou evangélica 🙏