sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ezequiel 37

Um pequeno resumo da história de Ezequiel

Em 586 a.C. as forças de Nabucodonosor destruíram totalmente a cidade de Jeruzalém e o templo, e a maioria dos sobreviventes foi transportada à Babilônia. Ezequiel, cujo nome significa “Deus fortalece” era de família sacerdotal e passou os vinte e cinco primeiros anos da sua vida em Jerusalém. Estava se preparando para o trabalho sacerdotal do templo quando foi levado prisioneiro à Babilônia .

O ministério profético de Ezequiel: ocorreu aos seus 30 anos durante a hora mais tenebrosa da história, ele foi chamado para profetizar durante o cativeiro babilônico do povo judeu.

Pesarosos, estes israelitas exilados haviam completado a sua cansativa jornada, de uma terra de colinas, fontes e vales para uma de vastas planícies. Moravam então junto ao rio Quebar, no meio de um poderoso império, cercados de um povo de costumes estranhos e de adoração pagã.

Nabucodonosor permitiu que os israelitas tivessem as suas próprias casas, servos, e que praticassem o comércio. Se fossem diligentes(zeloso), poderiam prosperar

Durante esses anos críticos que culminaram (Atingir o ponto mais alto) na destruição de Jerusalém, Deus não privou a si nem aos israelitas dos serviços de um profeta. Jeremias atuava na própria Jerusalém, Daniel na corte de Babilônia e Ezequiel era o profeta para os exilados judeus em Babilônia.

Do começo ao fim de seu livro dirige-se mais de 90 vezes a ele como “filho do homem”, um ponto importante quando se estuda a sua profecia, porque, nas Escrituras Gregas, Jesus também é chamado de “Filho do homem” cerca de 80 vezes. (Eze. 2:1; Mat. 8:20)

A prova autentica do poder de Deus encontra-se no dramático cumprimento das profecias de Ezequiel contra nações vizinhas, como Tiro, Egito e Edom.

Quando Ezequiel profetizou que Tiro seria devastada, o julgamento de Deus era que Tiro fosse totalmente destruída. Ele predissera (determinara o iria acontecer) por intermédio de Ezequiel:

“Vou raspar dela o seu pó e fazer dela a lustrosa superfície escalvada dum rochedo. . . . As tuas pedras, e o teu madeiramento, e o teu pó colocarão no próprio meio da água.” (26:4,12) E, naturalmente, as profecias de Ezequiel sobre a destruição de Jerusalém e a restauração de Israel também mostraram ser exatas.

As profecias de Ezequiel, nos anos posteriores, frisaram a esperança de restauração.

O propósito do cativeiro e da restauração era:

‘Tanto judeus como pessoas das nações terão de saber que eu sou o SENHOR.’ (Eze. 39:7, 22)

Vamos ler o Capitulo 37

(Ezequiel 37:1) - Va mão do SEIO sobre mim ENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

(Ezequiel 37:2) - E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.

(Ezequiel 37:3) - E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

(Ezequiel 37:4) - Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.

(Ezequiel 37:5) - Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

(Ezequiel 37:6) - E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.

(Ezequiel 37:7) - Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.

(Ezequiel 37:8) - E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

(Ezequiel 37:9) - E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

(Ezequiel 37:10) - E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

(Ezequiel 37:11) - Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.

(Ezequiel 37:12) - Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

(Ezequiel 37:13) - E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.

(Ezequiel 37:14) - E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.

(Ezequiel 37:15) - E outra vez veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

(Ezequiel 37:16) - Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.

(Ezequiel 37:17) - E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.

(Ezequiel 37:18) - E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?

(Ezequiel 37:19) - Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.

(Ezequiel 37:20) - E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles.

(Ezequiel 37:21) - Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.

(Ezequiel 37:22) - E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.

(Ezequiel 37:23) - E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

(Ezequiel 37:24) - E meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor; e andarão nos meus juízos e guardarão os meus estatutos, e os observarão.

(Ezequiel 37:25) - E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.

(Ezequiel 37:26) - E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

(Ezequiel 37:27) - E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

(Ezequiel 37:28) - E os gentios saberão que eu sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.

COMENTÁRIO DA PALAVRA

Através da vida de Ezequiel Deus mostrou sua ação e poder, para que todos saibam que ele é Deus nosso Senhor, o todo Poderoso.

Neste contexto surge a famosa visão de Ezequiel, de um exército de ossos secos que ressuscitam mediante a mensagem profética. EZEQUIEL viu um vale que Deus mostrava a situação em que se encontrava.

1. Tinham muitos mortos, ossos já secos , sem vida , estavam todos em Ruínas, acabados, a Gloria de Deus já tinha se retirado, estavam vazios e secos.

Vigia para os exilados; predita a restauração (37).

Ezequiel profetiza sobre os ossos. Estes começam miraculosamente (Milagrosamente, Extraordinariamente) a ter outra vez carne, nervo, fôlego e vida. Assim abrirá Deus as sepulturas do cativeiro em Babilônia e restaurará Israel outra vez na sua terra.

Ezequiel toma duas varetas que representam as duas casas de Israel, Judá e Efraim. Tornam-se uma só vareta na sua mão.

AVIVAMENTO

A palavra , avivamento vem pela palavra, a palavra traz a substancia. O efeito foi na hora Vs 8, 9 resurgiu em sua frente um grande exercito. Deus quer fazer de nós um povo revestido de poder.

Como está o seu avivamento com o Senhor, como está sua FÉ? Como vc enxerga o nosso criador? Pelos olhos espirituais ou pelos olhos da carne?

Vamos avivar no Senhor. Chegou a hora de ampliarmos a nossa visão e exergar pela Fé.

O que é ampliar? - ampliar é tornar amplo, tornar algo em grandes demissões, muito extenso, espaçoso, vasto, sem restrições, ilimitado.

Ampliar a visão é um sinal no reino do espírito de conquista.A nossa visão pode limitar a nossa ação. E ação limitada é ter uma conquista limitada.

Meus irmãos quero declarar uma visão espiritual ampliada em sua vida. Confie no Senhor que ele sabe todas as coisas. Não queira fazer as coisas da sua própria vontade, sem pedir direção dele. Pois ele é nosso Deus todo poderoso, sabe todas as coisas, sabe do que necessitas, mas é necessário que deposite sua confiança nele. Creia que ele pode realizar o impossível. Como dar vida a um exercito de ossos secos. Como curar enfermidade já desenganado pelo médico, ressuscitar mortos.

Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá” (Jo 11.25).